É uma provocação baseada na ciência, levando em conta que as evidências cientificas mais atuais mostram que a atividade física leve também pode impactar muito na qualidade de vida e na saúde à longo prazo.

A Atividade Física leve é aquela em que o gasto energético é menor que 3 METS ou até 40% do VO2max. Até poucos anos atrás, acreditava-se que os benefícios eram alcançados apenas com atividade física moderada ou intensa (FC de 140-170 bpm).

Com a e tecnologia da acelerometria possibilitou-se mensurar a atividade leve com grandes amostras e análises científicas amplas – relacionando que a atividade física leve é bem efetiva na diminuição do diabetes, dos níveis de insulina, de triglicérides e da mortalidade por todas as causas!

Os exercícios leves são aqueles que mais realizamos no dia-a-dia, quando não corremos, nem saltitamos, simplesmente andamos daqui para lá e vice-versa, ou seja o que nossa espécie sempre realizou por milênios e que infelizmente tem sido cada vez mais restringida.

A Atividade Física leve não é melhor que a moderada sob o ponto de vista de benefícios a saúde: ela tem se mostrado igualmente boa, mas com muito menor risco e provavelmente muito mais aceita pela população.

Esse é o tema que tem suas controvérsias e nessa edição do SICE: provocamos nossos convidados cientistas mais renomados no Brasil e no mundo sob essa ótica da teoria e na prática!

Essa provocação em meio a uma pandemia é uma forma de instigar a ciência a trazer soluções na vida das pessoas, nos profissionais e que tem cada vez mais a necessidade multidisciplinar para relacionar os dados à prática.

Comutantemente ao tradicional Simpósio traremos novamente o
3º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário
que relaciona os temas mais específicos relacionados a esse tema.
Neste ano exploraremos a Atividade Física no Pós-Covid: Uma Pauta de Ações!

Release

Nós aprendemos com a ciência:

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.

Estamos passando por um momento nunca antes visto, e isso fez com que nós fossemos ouvir nossos cientistas tanto palestrantes como as pessoas que esperam pelo nosso evento todos os anos.

Por isso, mantivemos as datas: 1, 2 e 3 de Outubro de 2020 e transformamos nossa experiência pro digital: Transmissão Ao Vivo em Salas Virtuais Interativas.

O Simpósio do CELAFISCS será como você nunca viu, dessa vez vamos até você, na sua casa, no seu trabalho, na sua universidade, você só vai precisar ter internet e um computador ou celular.

Através de uma plataforma interativa e exclusiva, preparamos uma programação dinâmica para que você possa assistir e participar ativamente de diversas formas.

Mais do que uma transmissão online: será uma plataforma de troca de conhecimento e interatividade.

  • Separe esses 3 dias como se estivesse lá. Tenha disciplina e foco.
  • Assista a trabalhos de colegas, participe das atividades científicas, fóruns, mesas redondas, palestras e cursos.

Veja as palestras gravadas após o Simpósio

As palestras da sala que você não conseguiu assistir ficarão gravadas!
Dessa forma você não perde conteúdo e pode assistir e reassistir por um período de 3 meses no nosso site.

Todos os cursos inclusos

Os cursos que normalmente são vendidos a parte estão TODOS incluídos. Mais uma grande vantagem nessa edição. Você não pagará a mais para ter acesso e certificado dos cursos que são ministrados em todos os Simpósios.

Neste momento em que vivemos, o maior presente que as Ciências do Esporte no Brasil precisa, é da energia dos seus dados científicos!

Está com dúvidas?

Fique tranquilo. Nós vamos explicar tudo. Queremos que você tenha a melhor experiência possível.

O que é o Simpósio?

O 43o Simpósio Internacional de Ciências do Esporte é um dos mais importantes eventos científicos da área das Ciências do Esporte, do Exercício e da Atividade Física realizados no Brasil, na América Latina e no mundo, cientistas dos Estados Unidos, Europa e até Austrália fazem presença.

O que são as Ciências do Esporte?

Conjunto de ciências que analisam as diferentes dimensões e impactos no ser humano da prática da atividade física, exercício e esporte.

Pra quem é o Simpósio?

Pra você que é fora da curva, sempre à frente como o Celafiscs, estudando, questionando, pesquisando e sendo um agente de mudança em busca de um futuro melhor. Para aprender e trazer novas perguntas mudando a vida das pessoas através de saúde e exercício e atividade física. Isso é ciência pra gente. Ciência aplicada.

Quem a gente reúne? Quem está sempre com a gente?

O Simpósio reúne os pesquisadores e instituições de pesquisa mais renomadas e reconhecidas da área, e é escolhido como o evento mais importante de iniciação científica pelos profissionais da Educação Física, Medicina Esportiva e Nutrição Esportiva. Pesquisadores, grandes nomes da área, profissionais de relevância, professores e alunos têm a oportunidade de se encontrar e interagir academicamente no evento.

Com todas as 42 edições presenciais, topamos o desafio que o mundo nos apresentou e optamos pela inovação: pela primeira vez estaremos numa edição exclusivamente online.

2020, Pandemia e Agora?

Acalme-se: já pensamos e estruturamos tudo.

Pensando na segurança, comodidade e recessão que instalou-se mundialmente, a 43 edição do SICE 2020 terá uma plataforma interativa ao vivo, com transmissão em Salas Virtuais.Estamos preparando ambientes acolhedores, para que a experiência seja o mais próximo do nosso evento presencial com o máximo de interação e network entre os participantes.

O objetivo do Simpósio é permitir a troca de conhecimentos entre os participantes.

Nesse sentido também criamos uma categoria para estudantes de graduação, que tem ainda mais uma limitação econômica em virtude de nem ter tido a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

O que é o Celafiscs?

Nós percebemos na literatura o que está indo a frente. Desde 74 trazemos ciência à prática, de forma independente, através de muito estudo, conexões com pessoas do mundo inteiro, da teoria à prática. O Celafiscs proporciona a inovação nas ciências do esporte dentro pra fora de casa, a ciência nunca foi só teoria pra gente.
Sempre pensamos à frente, como conectar com pesquisadores renomados para levar mudanças reais na saúde das pessoas com mais vida e menos mortalidade, por doenças que a ciência responsável pode prevenir.
Somos um agente de mudança através da Ciência e da Atividade Física. Temos orgulho de ser um dos únicos centros de pesquisa da atividade física independente do mundo, com toda a modéstia e acessibilidade possível aos nossos colegas e sociedade e manter por 46 anos é um desafio constante.

celafiscs.org.br

Comissão Organizadora

Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo

Coordenador Geral e Científico

Prof. João Pedro da Silva Junior

Logística

Prof. Luis Carlos de Oliveira

Comunicação e Marketing

Prof. Rafael Mancini

Científico e Financeiro

Prof. Maurício Santos

Áudio Visual

Profa. Ft. Carolina Gonzalez Beltran

Social e Logística

Profa. Kelly Cristina F. de Souza

Secretaria

José Matheus Oliveira Estivaleti

Áudio-Visual e Transmissão

Wesley Dornelas

Áudio-Visual e Transmissão

Pedro Paulo Oliveira Moda

Áudio-Visual e Transmissão

Felipe Rodrigues Estivaleti

Áudio-Visual e Transmissão

Anderson Bastos lopes

Áudio-Visual e Transmissão

Bianca Regina de Oliveira

Colaboradora

Claudineia Augusto

Secretária

Fernando Baccari

Comunicação e Marketing

Flávia Matsudo

Comunicação e Marketing

Organizador:

Celafiscs

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul

Rua Santo Antônio, 50 - 5º andar, no prédio da USCS - salas 504/505
Centro - São Caetano do Sul, SP
CEP: 09521-160

Dúvidas?

Fale com a gente: