Manifesto COVID-19

Por iniciativa da coordenação geral do Programa Agita São Paulo, buscando atender a uma demanda social emergente frente a este crítico momento de Pandemia Mundial de COVID-19, o programa decidiu produzir um manifesto que se posicionasse sobre a importância de incluir a promoção da Atividade Física na agenda das políticas públicas de saúde para os tempos futuros (pós pandemia).

Muitas foram as evidências científicas publicadas a respeito dos benefícios da prática de uma atividade física mais efetiva no cotidiano da pessoas para a aquisição, manutenção ou mesmo recuperação da saúde. Frente a isto o objetivo do manifesto é servir como documento norteador tanto para gestores e instituições como para a própria população em geral, do porquê, como e quando inserir de forma simples e acessível alguma atividade física na vida das pessoas.

Para tanto a coordenação do programa reuniu inicialmente as mais relevantes personalidades nacionais da área acadêmica científica das ciências da atividade física e saúde para compor um comitê editorial que ficou responsável pela estruturação de um “draft” preliminar que servirá de base para uma discussão mais ampla com a participação da comunidade científica internacional envolvendo as seguintes instituições:

  • OMS – Organização Mundial da Saúde;
  • OPS – Organização Panamericana de Saúde; ACSM – Colégio Americano de Medicina do Esporte;
  • ICSSPE – Conselho Internacional de Educação Física e Ciências do Esporte;
  • SPAH – Sociedade Internacional de Atividade Física e Saúde.

Estas instituições estarão sendo representadas reunidas durante o 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte de 1 a 3 de outubro, em um evento realizado totalmente online com a participação de dez colaboradores internacionais, toda a Rede Agita São Paulo e Universidade Nacionais. Visando atender amplamente os anseios e necessidades sociais o programa abriu uma consulta pública para que qualquer cidadão sobretudo a comunidade científica pudesse enviar suas sugestões e contribuições para a formulação do documento.

Ao final deste jornada esperasse oferecer a São Paulo, ao Brasil e a toda a comunidade mundial um documento que sirva de referência para a implementação da Promoção da Atividade Física Mundial para os tempos futuros.

Coordenação do Programa Agita São Paulo.

Organizador:

Celafiscs

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul

Rua Santo Antônio, 50 - 5º andar, no prédio da USCS - salas 504/505
Centro - São Caetano do Sul, SP
CEP: 09521-160

Dúvidas?

Fale com a gente: